Metas Smart

Compartilhe esse post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Como Criar Metas Smart Que Você Consiga Cumprir

Antes de falar das metas smart, você sabia que metade das pessoas que criam metas de Ano Novo desiste antes do Carnaval? 

Pois é, esse é o dado de uma pesquisa realizada em 2020, pelo Statistic Brain Research Institute.

Mas por que será que isso acontece? 

Porque a maioria das pessoas cria metas totalmente irreais, geralmente difíceis de serem alcançadas e sem planejamento nenhum para alcançá-las. 

Emagrecer, ganhar mais dinheiro, praticar exercícios, trocar de emprego, mudar de cidade… você consegue perceber que isso é muito vago?

Emagrecer quanto? Em quanto tempo? Mudar para qual cidade? Praticar qual exercício? Com que frequência?

Isso ocorre porque muita gente confunde meta com o objetivo, e por isso acabam continuando no mesmo lugar.

Será que esse é o seu caso?

Se for, não se desespere. Pode ser só um problema de conceito.

Para conseguirmos criar metas alcançáveis, precisamos entender exatamente o que é uma meta para daí sim entender como a metodologia Smart pode nos ajudar.

Então, fica aqui pra entender melhor e já começar a planejar as suas próximas metas. 

Aquelas que você não vai deixar só no papel.

O que é meta? 

As metas são os passos e prazos para se chegar num objetivo. 

Vamos pensar num exemplo bem prático:

Digamos que um gestor de uma empresa simplesmente fala para a sua equipe de vendas:

“Precisamos vender mais”. E vira as costas e sai.

A equipe, num primeiro momento, começa a pensar em diferentes maneiras para se atingir esse objetivo, mas logo surgem vários questionamentos:

  • Vender quanto a mais?
  • Em quanto tempo?
  • Quais recursos estão disponíveis para isso?

Sem essas respostas, a equipe fica perdida, sem nem saber por onde começar.

Pode até ser que consigam algum resultado, mas não saberão como alcançaram esse resultado e muito menos como aprimorar o que fizeram.

O que faltou aqui?

Uma meta clara.

Essa meta, nesse caso, poderia ser algo como:

“Precisamos aumentar nossas vendas em 30% nos próximos 6 meses. Para isso vamos investir 10% a mais.

Você percebe como fica muito mais fácil?

A equipe saberia até onde poderia ir, quais ações poderiam propor, tendo em mente um planejamento para chegar no objetivo.

As metas são, portanto, um direcionamento. 

Um caminho definido a seguir.

O que são metas Smart? 

As metas Smart foram criadas por Peter Drucker, considerado o pai da gestão moderna de empresas. Ele criou esse método para dar um direcionamento a líderes de empresas e facilitar a criação de metas que estimulem as equipes.

Na palavra SMART, cada letra tem um significado.

Esse significado é considerado um requisito que a meta deve cumprir para que seja considerada efetiva para se chegar a um resultado desejado.

Vamos ver quais são esses requisitos:

S – do inglês Specific (Específica):

Uma meta precisa ser específica, ou seja, qualquer pessoa precisa compreender que meta é essa.

Um exemplo muito comum de meta de ano novo é emagrecer.

Mas “emagrecer” é muito vago, concorda?

Se você perder 1 quilo ou 10 quilos, considerando apenas o objetivo de emagrecer, você terá cumprido a meta em qualquer uma das situações, certo? 

Para que seja específica, você precisa definir melhor o que significa emagrecer pra você.

Nesse caso, poderia ser “perder 5 quilos”. 

Mas concorda que ainda está vago?

Para ser específica, a meta precisa responder algumas outras perguntas como:

  • O que eu quero alcançar com essa meta? Perder 5 quilos
  • Quem será o responsável por ela? Eu mesma
  • Onde ela será realizada? Na academia e em casa
  • Como ela será conquistada? Através de exercícios e controle da minha alimentação
  • Por que ela deve ser seguida: Porque eu quero estar mais feliz com o meu corpo e voltar a usar as roupas que eu gosto.

Agora sim. Mas ainda faltam alguns requisitos.

M – do inglês Measurable (Mensurável)

Seguindo com o nosso exemplo acima, a meta é perder 5 quilos. Mas em quanto tempo?

Para que a meta seja mensurável, precisamos definir um prazo para que chegar até o resultado.

Sem esse prazo, não há planejamento e a chance de nunca se chegar ao objetivo final é muito grande. 

Por isso, precisamos responder a seguinte pergunta:

Quanto tempo será necessário para alcançar a meta?

No nosso caso, digamos que estabelecemos 4 meses. 

Portanto, a meta é perder 5 quilos em 4 meses.

Muito mais fácil de se organizar, certo?

A – do inglês Attainable (Atingível)

Mas agora pensa comigo, e se a gente tivesse estabelecido uma meta de perder 10 quilos nesses mesmos 4 meses. Será que seria possível?

É bem provável que não.

E é aqui que entra o requisito de ser Atingível.

Não adianta nada criarmos metas impossíveis de serem atingidas.

seria a mesma coisa que dizer que a partir do mês que vem eu vou investir 50% do que que ganho.

Se você nunca investiu, não vai conseguir separar metade do seu salário e investir de uma hora pra outra.

E essa é uma das principais causas de desistência de metas.

Criamos uma expectativa tão fora da realidade, que ela se torna impossível e rapidamente desistimos.

R – do inglês Relevant (Relevante)

Para ser alcançável, a meta também precisa ser relevante.

Por exemplo, para que você se anime em buscar a meta de perder 5 quilos, ela precisa ser relevante pra você, precisa fazer sentido.

Nessa hora, é importante pensar no resultado que você vai ter ao atingir a meta.

Você vai ficar mais feliz, mais saudável, vai se sentir mais bonita…

Não importa o motivo, mas precisa ter relevância pra você.

T – do inglês Time based (Temporal)

E finalmente, um dos pontos que muitas pessoas esquecem, o prazo.

Você concorda que, sem definir prazos, não faz diferença se uma meta for atingida em 1 dia, 1 mês ou 1 ano, certo?

No nosso exemplo, já definimos um prazo: 4 meses.

Isso nos ajuda a seguir firmes na meta e avaliar se ela foi cumprida ou não.

Veja então como ficou a nossa meta inicial, seguindo todos os pontos da metodologia SMART:

” Perder 5 quilos em 4 meses, através de exercícios na academia e controle da minha alimentação em casa, para que ao final do período eu esteja mais feliz com o meu corpo e volte a usar as roupas que eu gosto.”

Como criar metas Smart que se consiga cumprir? 

Agora que você já sabe todos os requisitos das metas Smart, você precisa pensar no seu estilo de vida e nos seus objetivos.

Defina suas metas considerando as condições que você vive e como fará para cumpri-las.

E um fator muito importante para isso é: busque autoconhecimento.

Foque em metas que vão te fazer feliz, não as outras pessoas.

Além disso, lembre que a meta da sua amiga pode ser relevante para ela, mas não para você. 

Portanto, esse é um momento de realmente ter uma conversa consigo mesma e entender quais os seus verdadeiros objetivos de vida e como você pode fazer para alcançá-los, sem desistir no meio do caminho.

E para te ajudar ainda mais nisso, o Instituto Você Protagonista conta com diversos treinamentos pra que você siga firme em suas metas e se torne Protagonista da própria vida.

Toque no botão abaixo para saber mais.

[QUERO SABER MAIS COMO SER PROTAGONISTA]

Veja mais...

Políticas de Privacidade | Termos de Uso 

Instituto Você Protagonista © 2021 | Todos os direitos reservados